27 Fevereiro 2017

Convenção inCentea 2017 - Partilhar Conhecimento sem Fronteiras

Mais de três centenas e meia de pessoas, entre colaboradores, acionistas, clientes e parceiros, participaram no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, no passado dia 24 de Fevereiro, na Convenção inCentea 2017. Sob o lema “Partilhar Conhecimento sem Fronteiras”, a inCentea mostrou que pretende colocar ainda mais dinamismo de partilha nas suas operações continuando a lógica de Redescoberta da sua própria Essência para o triénio 2016/18, o que lhe permitirá manter, e superar, o nível a que já habituou toda a comunidade.

A Convenção iniciou com uma partilha pessoal e profissional. Em formato de painel, com a presença de Alexandre Freitas, Abílio Veiga e Raquel Rita, testemunhos que tentaram partilhar o seu conhecimento e a sua experiencia como inCentea, o percurso, o papel desempenhado e os desafios.

Seguiu-se, Pedro Pereira, Administrador da inCentea e responsável pela Unidade Microsoft, fez uma resenha do que foi 2016. Numa apresentação interativa, destacaram-se alguns números, como o aumento de 24% do volume de negócios em 2016, relativamente ao ano de 2015, a aposta do grupo na formação dos seus colaboradores (mais de 22000 horas), e a taxa de natalidade dentro das empresas inCentea, reveladora da segurança sentida pelos seus colaboradores. Ressaltou-se ainda as inúmeras atividades de envolvimento interno, as parcerias várias, e o constante desafio de juntar à experiência de quem está, a jovialidade de quem chega.

No momento subsequente, Luís Barreiro, Administrador da inCentea e responsável pela Unidade Primavera, partilhou o que vai ser o futuro próximo da inCentea, abordando o caminho que se perspetiva para 2017, e sempre dentro do âmbito dos quatro pilares da Visão estratégica 2020: Global, Identidade, Pessoas e Valor, a inCentea está a reorganizar-se, para consolidar, aproximar e descobrir. Isto quer dizer que (re)descobrir a ESSÊNCIA é a forma de consolidar o que somos, o caminho para aproximar quem faz a viagem da inCentea: os que um dia a começaram e os que só agora começam e a maneira de, ao celebrar 30 anos, descobrir como continuar a viagem.

(as apresentações do Pedro Pereira e Luís Barreiro poderão ser vistas neste link público)

No espaço dedicado à presença de um convidado externo sob o tema, “Transformação Digital, Tendências e Visões”, o Eng. António Murta, Managing Director da Pathena, começou a sua apresentação dizendo que a tecnologia terá que estar ao serviço do Homem, sem isto a transformação digital não serve para nada. Disse ainda que o mercado de trabalho no Mundo está desequilibrado, pois faltam 1,6 biliões de postos de trabalho, que por ano cerca de 30% do conhecimento fica obsoleto e que por isso vamos ter de “redescobrir a essência”. Como exemplo disso mesmo falou da Brisa Inovação, e da sala que gere todas a autoestradas portuguesas e que conta apenas com 9 pessoas: automação e empregabilidade são, definitivamente uma preocupação social. O desemprego pode acontecer a qualquer um de nós e por isso devemos estudar toda a vida. Esta é a única forma de renovar competências e redescobrir a essência. No final da sua apresentação, António Murta declarou vê ainda a essência da inCentea da seguinte forma: ambição, competitividade, solidariedade, humanidade e entreajuda.

Após um momento musical interpretado por quatro colaboradores da inCentea, seguiu-se a já habitual, Gala de Prémios, em que alguns colaboradores e parceiros são publicamente reconhecidos. Deste momento, destaca-se a chamada ao palco dos pioneiros da história da inCentea, os colaboradores que em 2017 fazem 20 ou mais anos de casa e a entrega do prémio parceiro à ESRI, no qual foi destacado o entrosamento e colaboração que tem marcado esta relação em Portugal e no mercado Internacional.

Fechou este momento da Gala de Prémios a atribuição do Fundo inCentivar 2017 (€4.093,29) ao Projecto ASSIS. A ASSIS é uma rede social, que integra também alguns colaboradores da inCentea, assente na cidadania ativa e na responsabilidade social das empresas, cujo objetivo é contribuir para combater as carências de saúde e bem-estar dos idosos mais desfavorecidos. A representar este projeto esteve Carlos Pires que recebeu o respetivo donativo.

(Por cada bebida quente que é consumida na inCentea, contribuímos com 10 cêntimos para o Fundo inCentivar. Anualmente elegemos uma causa a quem entregamos o valor angariado no ano anterior, e, em simultâneo, assumimos o compromisso de incentivar essa causa. Sermos socialmente responsáveis e intervenientes é também um desígnio da inCentea)

António Poças, CEO da inCentea, encerrou a convenção anual começando por agradecer a todos os presentes.

De seguida, como o próprio referiu, para fazer "história em palco" chamou José Dionísio, Co-CEO da Primavera, e Carlos Vaz, CEO da Megatrónica, para anunciar a grande novidade da noite: a fusão da inCentea com a Megatrónica, empresa de Braga com negócios em Portugal, Angola e Moçambique, que passa a integrar agora o universo empresarial da inCentea.

José Dionísio, da Primavera, louvou a fusão e elogiou a coragem de arriscar ser aliado de negócio num país com uma cultura empresarial onde por vezes é preferível "ter menos mas ser dono de mais".

António Poças referiu que 2016 foi um ano positivo para a inCentea. Frisou o empenho como o fator que vai tornar 2017 um ano ainda melhor e apontou 2 ideias para desenvolver em 2017: manter o foco dentro das equipas e continuar o processo de simplificação de processos dentro da organização.

Finalmente, lançando o mote para 2017 - Partilhar Conhecimento sem Fronteiras - António Poças referiu que hoje em dia o mundo não tem fronteiras e que o talento e conhecimento são fundamentais para o sucesso.

A Convenção 2017 terminou com um momento de convívio entre todos os presentes.

SOBRE A INCENTEA

Somos um grupo de empresas de prestação de serviços profissionais nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação, Marketing e Inovação, Consultoria de Negócio, e Engenharia de Produto.

A aposta nas pessoas, um esforço constante de inovação e o desejo de oferecer um serviço diferenciado são aspetos fundamentais do posicionamento do Grupo inCentea.

A inCentea está presente em Portugal, Angola, Cabo Verde, Espanha, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Em 2016 o Volume de Negócios do grupo foi de 17 milhões de euros, 22% no mercado internacional.

Contamos com 300 colaboradores, formados, certificados e com experiência nas soluções que propomos.

A inCentea implementa soluções baseadas em: GEXOR, PHC, Primavera, Sage X3, SAP Business One e Microsoft Dynamics. Desenvolve ainda projetos de redes, comunicações e sistemas integrando soluções da: Microsoft, HP, Alcatel-Lucent, Cisco, Storagecraft, WatchGuard, Sophos, PT/MEO, Vodafone entre outras.