09 Março 2021

Convenção inCentea 2021 – Aceleração Digital - Lições Aprendidas e Oportunidades Emergentes

A Convenção inCentea, sendo um evento empresarial, aconteceu pela 17ª vez consecutiva, em muito superou as barreiras da nossa organização, lançou pontes, criou espaços e motivou reflexões. Este ano, a primeira edição online, a decorreu em 2 dias, aberta a todas as pessoas dentro e fora do universo inCentea, teve aproximadamente 1000 participações ao longo dos dois dias, distribuídas pelos diversos momentos.

A Aceleração Digital - Lições Aprendidas e Oportunidades Emergentes, inspirou a criação de um espaço de reflexão e partilha, motivada pelo contexto de uso intenso de Tecnologia em que vivemos e potenciada pelas implicações trazidas ao dia a dia das Pessoas.

O programa incluiu vários Webinares, Momentos WIN, que permitiram fazer uma leitura desta temática sob a perspetiva das Pessoas e da Tecnologia, partilhando no nosso ecossistema essas reflexões e sendo protagonistas de uma maior consciencialização informada do processo em que somos “objetos e sujeitos”. Foram 7 Momentos WIN de 45 minutos a 1h, e no final do dia 5, o Encerramento, centrado na vida da inCentea e das suas pessoas, com a intervenção do CEO, António Poças.

Mais sobre os oradores e temáticas dos webinares: https://convencao.incentea.com/

No encerramento da Convenção foi feito o balanço do ano 2020 com Luís Barreiro, Vice-presidente da inCentea, e Raquel Rita Diretora de Recursos Humanos da inCentea.

“Destacava 3 objetivos concretizados: Em 2020, uma percentagem muito significativa das contratações foi orientada a uma área de especialização! Demos um passo muito importante na segmentação – a criação do modelo Corporate (modelo diferenciador, baseado numa discriminação positiva para os nossos clientes do segmento de topo) e na nossa estratégia de endereçar novos mercados, destaco a Guiné Bissau (com um negócio muito importante envolvendo o ERP Primavera), o Brasil em que formalizamos a nossa presença (através da WidePartner) e França onde iniciámos o processo para endereçar mais um mercado europeu, numa estratégia conjunta com a Sage.” Luís Barreiro

“Hoje, somos 356 colaboradores, distribuídos por 7 países e 14 localizações, que estão, em média, há 9 anos na equipa inCentea. Uma nota que nos merece especial destaque tem a ver com a criação líquida de 10 postos de trabalho de trabalho no grupo inCentea, no final do ano 2020, não esquecendo o desafio que foi a integração na equipa de novos colaboradores, precisamente no dia em que todos íamos para casa em teletrabalho.” Raquel Rita

A convenção incluiu também a já habitual Gala de Prémios, em que este ano todos os colaboradores foram reconhecidos pelo seu empenho, resiliência e especial dedicação ao longo de 2020. O já conhecido Fundo incentivar, pelas mãos da Associação inCentivar - Cidadania e Conhecimento, foi entregue ao Grupo Cénico Arlequin.

A fechar, a intervenção de António Poças, Presidente do Conselho de Administração da inCentea “A Convenção inCentea 2021 acabou, mas depois de 2 dias de muita partilha, ficam as lições aprendidas em 2020 e as oportunidades emergentes para 2021. Em 2020 aprendemos que somos muito mais capazes, fortes e resilientes do que imaginávamos… e que a adesão a esta aceleração digital forçada deu resultados que temos que potenciar. 2021 vai ser um ano chave no potenciar da aceleração digital ocorrida em 2020. As oportunidades são muitas e se não as aproveitarmos, transformam-se em ameaças… Nesta Convenção, a inCentea aceitou o desafio de contribuir decisivamente para a digitalização dos negócios dos seus clientes e estamos convictos que temos as Pessoas certas para o fazer!”.